O SMS nas empresas:
Atualmente, com o grande avanço tecnológico que vivemos nos últimos anos referente aos dispositivos móveis, podemos concluir que estes têm vindo a aumentar gradualmente a última década.
As pessoas estão a tornar-se mais dependentes dos dispositivos móveis, para a realização das suas tarefas diárias, e como consequuência há um maior investimento das grandes multinacionais na procura de inovações e melhorias dos dispositivos.
Na ótica das empresas e relativamente ao marketing, o comércio através deste meio tornou-se algo extremamente lucrativo sendo alvo de grandes empresas e facilitando as suas campanhas através destes serviços.
Neste artigo vamos iremos abordar o funcionamento do envio de SMS Express.
Também conhecido como SMS Marketing a sua utilidade, permite otimizar tempo e custos através desta ferramenta de marketing.
O que é, e como funciona o SMS Express:
O SMS ( Short Message Service) Marketing é uma estratégia de marketing, utilizada por muitas empresas e marcas para poder, por exemplo, marcar consultas, notificar, publicitar, informar e/ou manter o contacto com o cliente, melhorando a fidelização entre a empresa e o seu público-alvo através do envio de SMS.
Para que a sua empresa tenha acesso a esta estratégia de marketing é fundamental encontrar uma aplicação ou website que fornece esses serviços, no qual a empresa pode personalizar o remetente, pode adicionar links que remetem para outros websites e trabalhar no seu texto personalizado que tenciona direcionar para o seu público-alvo.
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SMS como estratégia de marketing?
De acordo com uma pesquisa publicada pela COUNTERPOINT, uma em cada quatro pessoas com dispositivos móveis passa mais de sete horas por dia em frente ao dispositivo e quase metade dessas pessoas passam cerca de cinco horas por dia no mesmo.
Já a grande maioria da população mundial costuma utilizar os seus smartphones entre três e cinco horas por dia, representando 29% da população;
Aqueles que passam das sete horas de uso vêm logo atrás, com 26%, e os utilizadores que usam o dispositivo por menos de uma hora representam apenas 4% da população total.
Com isto podemos concluir que o envio de SMS torna-se mais acessível devido à grande percentagem de abertura e leitura, pois a maioria das pessoas abre as mensagens nos três primeiros minutos em que recebeu.
Devido à nova tendência que consiste em andar cada vez mais com o seu dispositivo móvel na mão, a população tende a ler sempre as suas mensagens e até os que não têm a possibilidade ou a oportunidade de abrir no momento o mesmo ficará na barra de notificações que acaba por funcionar como uma espécie de “segunda oportunidade”.
Esta ferramenta como todas as outras, também apresenta as suas principais vantagens e desvantagens, das quais importa destacar:
Principais vantagens SMS EXPRESS | SMS MARKETING:
- Alta probabilidade de leitura;
- Acesso rápido de contacto com o cliente;
- Baixo custo do envio de mensagens;
- Excelente taxa de conversão, pois na grande maioria das vezes o cliente é levado a efetuar alguma ação;
- Flexibilidade, pois é possível ser enviado tanto para um maior ou menor número de pessoas;
- Instantaneidade, já que a média do envio da mensagem leva por volta dos 5 segundos, seja qual for a quantidade de SMS enviados.
Principais desvantagens SMS EXPRESS | SMS MARKETING:
- Limitações gráficas, pois com o SMS Marketing só é possível adicionar texto, ao contrário de outras ferramentas que possibilitam o uso de imagens;
- Dependência das operadoras de telecomunicações;
- Espaço reduzido, logo o texto que será direcionado para o cliente tem que ser simples, claro e objetivo.
Como utilizar o SMS Marketing – SMS Express:
Antes de começar a pensar em utilizar esta ferramenta, é extremamente importante saber quais são os seus objetivos e qual é a sua meta. Como exemplos de objetivos de acção poderemos citar os seguintes:
- Aumentar as vendas;
- Informar o seu público;
- Obter um feedback através de um inquérito por questionário;
- Melhorar ou manter a relação com o cliente.
Em seguida defina a sua estratégia, segmentando o seu público-alvo e realize os objetivos para cada segmentação, relembrando sempre que existe um espaço reduzido para a sua campanha. Assegure-se de que o seu texto vai direto ao ponto e que o cliente perceba logo de vista o conteúdo da mensagem.
De seguida, encontre um software de SMS Marketing ou SMS Express e organize a sua base de dados, de acordo com o objetivo selecionado para cada segmento do seu público-alvo. Assim, só é necessário focar-se na sua estratégia, nos seus objetivos e em como executar o SMS Marketing da forma mais correta.
Ainda falando sobre o que deve conter no texto, certifique-se sempre que o cliente deu permissão para ser contactado, pois evita que empresa desperdice dinheiro e que não comprometa a sua imagem, pois ao enviar SMS sem a permissão do cliente, esta poderá ser vista pelos consumidores como invasiva e inconveniente, o que consequentemente resulta de um cliente insatisfeito e consequentemente perdido.
O SMS Marketing | SMS Express está a tornar-se mais popular?
Num mundo em que novos avanços tecnológicos mudam e revolucionam constantemente o ambiente das mensagens de texto, é interessante ver que o SMS realmente não mudou tanto e que continua a ser um método muito popular para as marcas permanecerem em contato com os seus clientes.
Há as mensagens por Facebook Messenger, as mensagens por Whatsapp e muitas outras plataformas, mas ao analisar esta interessante discussão, é importante levar em consideração que os dispositivos móveis tornaram-se cada vez mais inteligentes ao longo dos anos.
Significa que para a mensagem ser lida nessas novas plataformas é preciso ter conta nas mesmas, ativar as notificações, abrir realmente sem confundir as mensagens de grupos de amigos com as mensagens promocionais de empresas, portanto são canais interessantes, mas que não têm a mesma objetividade e eficácia quando comparado com envio sms.
Beja também o artigo sobre algumas dicas para a correta utilização do sms marketing
As marcas não podem ignorar o marketing de SMS no futuro
O setor de marketing de mensagens de texto está a ficar cada vez mais movimentado a cada ano, e isso está relacionado com o facto de os dispositivos móveis estarem cada vez mais inteligentes, o que significa fornecer recursos e experiências cada vez mais sofisticadas.
As marcas estão sempre a procurar o melhor veículo que ofereça esses novos recursos, ofertas e experiências móveis aos consumidores e não poderão ignorar que esse veículo é o marketing via mensagens de texto devido à sua incrível taxa de abertura de 99%.