O marketing por SMS é um método para incentivar o público a manter a nossa marca no topo das preferências. A praticidade do envio de mensagens rápidas tornam o SMS (Short Message Service) a opção ideal para impactar pessoas num curto espaço de tempo já que 90% das mensagens de textos são lidas.
O envio de SMS é um grande aliado da área de e-Commerce.
Há nichos de audiência que preferem receber atualizações quase imediatas enviadas diretamente para o dispositivo, como por exemplo saber a que horas chega a encomenda ao local definido.
Estudos indicam que as pessoas verificam o seu smartphone 80 vezes por dia, e o marketing através das mensagens de texto ajudam a fidelizar.
“É preciso reforçar a importância do SMS Marketing pelos números surpreendentes em comparação com o e-mail”, diz John Lim, CEO da AZN FLUSH .
“Em média, uma ótima lista de emails terá 20% de taxa de abertura e 2% de CTR.
Em SMS as taxas de abertura são de 90% no SMS e CTR de 20%. Esses cliques não são apenas visitas.
Há ótimas taxas de conversão e, por mensagem, o SMS está superando o e-mail para nós.”
Este é o tipo de sucesso que Gary Vaynerchuck ganhou na Wine Library há alguns anos.
Essencialmente criou um sistema na área de checkout, semelhante à tecnologia de 1 clique da Amazon, que lhes deu a vantagem durante várias anos na área do retalho online, reforçando a comunicação de onboarding por email e sms.
“A questão não é sobre o SMS como uma extensão do envio de emails, mas sobre a produção de conteúdo que vale a pena cpartilhar, neste caso, através de pequenas mensagens de texto”.

Como aumentar a minha lista de SMS?
As marcas de comércio eletrónico podem aumentar a sua lista de marketing por SMS através de pop-ups no site, livechats para acelerar a conversão e desta forma ajudar a aumentar a sua base de dados.
É cada vez mais comum a venda de produtos pela internet, e para seguir essa onda de inovação, muitas empresas criam estratégias, cada vez mais eficientes, para atrair o seu público.
Uma das estratégias mais conheidas são as recompensas digitais.
A recompensa digital é uma das principais estratégias de atração de leads na área do Marketing de Conteúdo. É uma forma de oferecer algo gratuito para a sua audiência, tendo em troca algo muito valioso: dados do seu potencial cliente.
A recompensa digital tem o objetivo de criar credibilidade.
O conceito de “recompensa” fala por si: trata-se de uma troca, um ponto de reciprocidade entre a empresa e o cliente.
Em resumo, uma recompensa digital é algo de valor que entrega para a audiência em troca do seu contacto (nome e e-mail).
As recompensas digitais podem ser e-books, vídeos, checklist em excel, ou qualquer material que faça sentido para o cliente sentir-se motivado a partilhar os seus contactos.
Envio SMS: É eficaz?
O marketing por SMS para marcas de e-Commerce é incrivelmente eficaz.
32% dos consumidores respondem ao marketing por SMS de uma marca (em comparação com a taxa de abertura de 20% do email marketing e a taxa de cliques de 2%).
Como configurar o marketing de texto?
A configuração pode ser incrivelmente fácil com ferramentas profissionais como a SMSonline.pt, com estatísticas detalhadas, agendamento e a possibilidade de personalizar o conteúdo da sua mensagem de texto.
Como é que o SMS pode ser usado para comércio eletrônico?
As marcas de comércio eletrónico podem usar o marketing por SMS para atrair novos clientes, repetir as vendas através de programas VIP e de fidelização para obter informações importantes, como novas vendas, e muito mais.
Que textos podem ser enviados aos clientes por SMS?
Pode enviar praticamente qualquer tipo de mensagem de texto para os clientes.
O envio de SMS em qualquer plataforma está limitado a 160 caracteres por mensagem. Pode acumular mais caracteres, e o sistema contabiliza 2 mensagens ou mais consoante o número de caracteres que escrever, sempre assinalado devidamente na plataforma.
Olhe para os números no envio de SMS.
- Dados mais recentes mostram que 98% das mensagens de texto são lidas até o final do dia. ( TextLocal, 2020 )
- 74% dos consumidores relatam ter zero textos não lidos e apenas 4% ter sete ou mais textos não lidos. (Relatório Zipwhip State of Texting)
Várias indústrias descobriram o valor das mensagens de texto de negócios, com a maior predominância em:
- Imóveis (73%),
- Agricultura (65%),
- Entretenimento e lazer (63%)
- Construção (61%)
- Máquinas e residências (60%)
Fonte: Relatório Zipwhip State of Texting, 2019 )
67% dos profissionais preferem enviar mensagens de texto sobre lembretes de compromissos e agendamento.
SMS Online na aquisição, vendas e promoções.
Lembretes e comemorações.
Os dados são essenciais para o envio de sms marketing para marcas de e-Commerce.
Podemos relembrar de efemérides relevantes, quando têm poucos itens no carrinho de compras, eventos importantes da vida (aniversário, Dia da Mãe, entre outros) estão a aproximar-se.
“As pulseiras Native e Pura Vida executam SMS com mestria.
Ao contrário das listas de emails (nas quais as marcas podem comunicar com mais frequência), só recebo SMS Marketing para grandes lançamentos de produtos – relacionados aos meus pedidos anteriores e eventos significativos na minha vida como o aniversário. Recebo 1 sms a cada 2-3 meses com essas notificações.
Programas de recompensas e vendas.
Para a profissional de e-Commerce Kaleigh Moore da American Eagle, o envio de SMS para partilhar atualizações sobre as próximas vendas que não são irritantes, é um tema importante.
A ideia por vincular a venda a um evento específico, fornecer informações relevantes aos clientes.
Dica: especifique a campanha de SMS para acompanhar o sucesso em outros canais, como email ou redes sociais.
Insira o SMS na estratégia de venda como um canal de suporte de relação ou pós-compra.
Após estabelecê-lo como um lugar genuíno para a interação útil – e humana -, as marcas podem começar a aproveitar os Upsells e programas de fidelização personalizados.
Isso significa que existem quatro etapas para começar com uma estratégia de marketing por SMS:
- Comece a criar a sua lista colocando fontes de adesão compatíveis ao longo da jornada do cliente;
- Ative as mensagens transacionais, como atualizações de entrega por SMS e confirmações de pedidos;
- Ative os fluxos de suporte ao cliente pós-compra (exemplo: “Como está a sua compra?”);
- Crie fluxos básicos de marketing como uma série de boas-vindas e de carrinho abandonado.
Nas mensagens de boas-vindas, certifique-se em comunicar atualizações importantes, para alinhar expectativas.
Isto é importante porque permite definir o tom de voz, de como a sua marca comunica com o seu cliente.
Numa estratégia de marketing por SMS é preciso perceber que o mundo está cada vez mais “mobile” e os consumidores ficam com o impulso do digital, nas nossas experiências, por isso o tema dos dados é um tópico importante para o consumidor.
Portanto, antes mesmo de começar a pensar numa estratégia de marketing por SMS, comece primeiro com a conformidade dos dados.