HomeBlogsmsexpress7 melhores práticas de SMS Marketing – SMS Express

7 melhores práticas de SMS Marketing – SMS Express

Seguir as boas práticas do SMS é essencial para ter bons resultados.

Quanto mais alinhada a sua estratégia estiver com aquilo que procura o destinatário, maiores e melhores serão os impactos dessa estratégia.

Mesmo assim, muitas empresas usam a metodologia e conteúdos errados nas suas mensagens, desperdiçando tempo, dinheiro — e oportunidades.

Para que isso não aconteça com o seu negócio, é fundamental reconhecer se a sua tática de mercado está a ser feita da forma adequada.

Diferenças entre SMS informativo e SMS marketing

Quando se fala sobre envio de SMS, vale a pena destacar dois tipos de conteúdo: o SMS informativo e o SMS marketing.

Servem propósitos diferentes, e apresentam-se de maneiras distintas para quem vai receber as mensagens.

No primeiro caso, a mensagem tem como objetivo complementar serviços que a empresa já oferece ou destacar os pontos importantes. Inclusive, pode ser utilizado para completar a comunicação interna de uma empresa. É o caso de enviar mensagens como: “Olá, neste feriado estaremos abertos até ao meio dia. Antecipe as suas compras” ou “A nova versão da sua plataforma já está disponível”.

Já o SMS marketing divulga ofertas e tem o claro intuito de conversão. É o caso de enviar mensagens como: “30% de desconto só hoje, confira!” ou “Conheça nossa nova coleção”.

Estou a enviar corretamente a SMS?

Apesar das diferenças, em algumas situações, podemos confundir uma oferta com informação, e vice-versa.

Se a ideia errada chega aos seus contactos, vale a pena retificá-la o quanto antes.

Identifique, se está a distribuir o conteúdo de SMS mais adequado:

  • Entenda qual é o seu relacionamento com o destinatário e veja qual será a função principal do conteúdo a ser enviado.
  • Estude os pontos de contato da pessoa com a empresa e analise o que faz mais sentido no momento.
  • Saiba em que estágio de compra a pessoa está 

Inclusive, perceber o que o seu potencial cliente precisa, ajuda a compreender em que estágio de compra o seu potencial cliente, está.

Enviar um SMS marketing de forma precipitada pode queimar a oportunidade, mas nunca fazer o envio de ofertas desperdiça um importante canal de conversão.

Sendo assim, vale a pena compreender em que parte do funil de vendas estão.

Caso estejam a procurar novas informações para confirmar uma decisão, o conteúdo menos promocional seria o mais indicado.

smsonline.pt
smsonline

Analise os resultados dos envios de SMS

Para saber se está a agir corretamente ou não, é essencial analisar os resultados.

Confira as taxas de entrega e reveja se os números da sua lista estão atualizados.

Avalie também as taxas de conversão.

Se estiverem muito abaixo do esperado ou da média que tinha em mente, é sinal de que os envios estão a ser feitos de forma equivocada.

É importante reconhecer potenciais erros no envio sms

A pior consequência dos envios incorretos é perder um canal importante para comunicar com os seus potenciais clientes.

As possibilidades de a pessoa não querer receber mais amensagens da sua empresa, interrompendo o seu fluxo de comunicação e a possibilidade de relacionamento são altas.


A empresa perde a oportunidade de se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação, através da informação ou de conquistar mais vendas com ofertas oportunas.

Enviar o conteúdo correto, por outro lado, garante que a estratégia de uso de SMS é a mais rentável possível.

Ao utilizar essas dicas, consegue saber se está a enviar o conteúdo correto para os seus clientes e, consequentemente, respeita as boas práticas do SMS.

A partir daí, é mais fácil ter resultados ainda melhores!

Além de ter a mensagem certa, é importante que seja  bem escrita .

Dicas para Otimizar o Disparo de SMS Marketing

O SMS Marketing é uma ferramenta poderosa, capaz de oferecer um retorno expressivo e grandes vantagens para quem utiliza esse a plataforma SMSonline.pt

O custo da campanha é reduzido e torna-se ainda mais atrativo quando consideramos o alcance.

Para que os seus resultados sejam consistentes, é preciso encontrar as estratégias adequadas.

1. Seja objetivo e correto no envio de SMS Marketing

A objetividade é uma das características que tornam as mensagens de SMS tão eficientes.

Portanto, vá direto ao ponto, permitindo que o contacto compreenda de imediato tudo aquilo que deseja comunicar.

Não considere, no entanto, a objetividade como uma permissão para o uso de abreviaturas impróprias – como “vc”, “tb”, “abs”, etc. – que, muitas vezes, as pessoas utilizam na comunicação informal.

O uso desses termos vai depender do tipo de público e do tom de voz da marca.

Avalie, portanto, a recetividade do seu público a essas abreviaturas e verifique se é possível e em quais momentos usá-las.

2. Valorize as palavras-chave no envio sms

Uma palavra-chave adequada comunica muito mais sobre a sua campanha do que uma frase inteira que não tem a mesma objetividade.

Por isso, nas campanhas por SMS, convém utilizar as mesmas estratégias de SEO, que selecionam as palavras-chave mais favoráveis à identificação imediata da sua empresa e do seu produto ou serviço.

3. Estimule a interação nos envios de sms

Quando as mensagens contêm um número de telefone ou o link para o site da empresa, aumenta bastante a possibilidade do contato interagir com a campanha, o que é muito interessante.

Naquele momento, estimulado pela novidade do que está a receber, as possibilidades de responder de maneira positiva àquilo que está a ser proposto são muito boas.

4. Segmente o seu público

Deve definir com precisão o tipo de público que deseja alcançar, considerando nesse aspeto quais são as características que de fato contam.

Leve em consideração tudo aquilo que é importante para a sua campanha, levando em conta género, faixa etária, classe social, hábitos de consumo e outras informações sobre quem vai receber a mensagem.

5. Só envie SMS com autorização

Além de antipático, o que provoca um efeito de rejeição, enviar mensagens para quem não deseja recebê-las não é nada ético e pode, inclusive, ser questionado pelo ponto de vista legal – Regulamento Geral da Proteção de Dados.

Portanto, só envie as mensagens para aquelas pessoas que estão de acordo com o recebimento.

6. Confiável na entrega

A taxa de entrega média de um SMS é de 98%, logo de 100 mensagens enviadas 98 serão entregues.

Diferente do e-mail que luta constantemente contra spam e filtros de lixo eletrônico, a mensagem de texto dificilmente receberá estes tipos de bloqueios.

7. Respeite dias e horários nos envios de sms

As mensagens só devem ser enviadas de segunda a sábado, no horário que vai de 9h às 21h, não excedendo as sete mensagens por semana.

Também é importante marcar presença constante, sem ser impertinente, evitando aparecer somente quando o contacto precisar da ajuda da empresa.

É claro que poderá enviar mensagens nos finais de semana ou fora dos horários mencionados anteriormente, mas o conteúdo deve ser altamente relevante para o usuário ou isso deverá ser informado/combinado com o contato anteriormente.

As vantagens do SMS Marketing

No mundo atual, em que as horas andam à velocidade da luz e a comunicação é cada vez mais instantânea, é necessário chegar aos consumidores a qualquer hora e em qualquer lugar onde estes se encontrem.

O SMS marketing traz-nos inúmeros benefícios, entre os quais:

  • – O custo, é sem dúvida uma das vantagens deste serviço.
  • – É instantâneo. Em média os serviços de SMS demoram menos de 7 segundos após o envio chegando muito rápido ao bolso do público alvo.
  • – Devido à plataforma flexível, o SMS pode ser enviado para um nicho de pessoas ou para uma multidão. Uma boa campanha de SMS Marketing deve ser personalizada e adaptada às necessidades do recetor, sendo esta uma grande benesse desta técnica de marketing.
  • – Open rate e conversion rate alta. Comparativamente com o email marketing o SMS marketing tem uma maior taxa de abertura.

Na maioria das vezes as SMS são abertas.

Quem é que não olha para o telemóvel quando este toca?

Em alguns casos, as mensagens de texto até são abertas automaticamente.

Também a taxa de conversão é elevada levando quase sempre o subscritor a tomar uma ação.

Comparativamente com outros meios de promoção, este é sem dúvida umas das melhores técnicas.

Mensagens curtas. Apesar do desafio que pode ser para alguns negócios a verdade é que o facto da mensagem ser curta ajuda a construir uma comunicação clara e concisa facilitando assim a transmissão da mensagem.

© [2021] Direitos Reservados DIGITALFC. All rights reserved.