Hoje em dia, mais de metade da população mundial tem acesso a telemóveis e com 98% da população portuguesa com smartphones este artigo vamos explorar como a sua marca pode usar as SMS online em Portugal para impactar potencias clientes.
A adoção crescente de telemóveis, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, tornou-a uma das plataformas mais populares para as empresas alcançarem os seus potenciais clientes.
Com o aumento no número de utilizadores, há um aumento na procura de empresas para utilizar o SMS como ferramenta de marketing. Irá descobrir algumas dicas poderosas sobre como pode conseguir mais clientes utilizando o SMS Marketing.

SMS marketing para empresas
O marketing por SMS para empresas pode ser uma forma eficaz de chegar aos clientes e promover os seus produtos ou serviços. Ao enviar mensagens de texto aos clientes, pode manter-se em contacto com eles e informá-los sobre novos produtos ou ofertas especiais.
O objetivo da campanha de marketing SMS é gerar leads, transformando os clientes potenciais em clientes.
Uma campanha de marketing SMS bem-sucedida pode ajudar a melhorar o seu ROI de marketing, aumentando as vendas e gerando mais receita para a sua organização. Também pode usar uma campanha de marketing SMS para melhorar a interação do cliente, fidelizar os clientes e melhorar o relacionamento com o cliente.
Quantas pessoas usam SMS em Portugal?
Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, embora 96,8% dos portugueses tem telemóvel e cerca de 75% acede à Internet. A utilizam da SMS depende em grande parte do indivíduo e dos seus hábitos, contudo estudos mostram que a taxa de visualização de uma SMS é de 97%. No entanto, uma pesquisa rápida online sugere que a utilização de SMS em Portugal é bastante elevada, com muitas pessoas a enviar e receber múltiplas mensagens todos os dias. Isto deve-se provavelmente ao facto de o SMS ser uma forma rápida e conveniente de se manter em contacto com amigos e familiares, especialmente quando comparado com outras formas de comunicação, tais como chamadas telefónicas ou correio eletrónico.
Como obter mais clientes: SMS online em Portugal
1. Criar consciência
Uma das formas mais eficazes de levar as pessoas a escolher o seu produto ou serviço é através da sensibilização. Por exemplo, um método que tem funcionado bem para empresas de todos os tamanhos como a Nike e a Starbucks é o envio de uma mensagem de texto em massa aos seus clientes. A ieia é aumentar a notoriedade de marca relativo à sua empresa na consciência dos consumidores e torná-los mais propensos a fazer compras consigo. Outra forma de criar consciencialização é através de anúncios. Se procura consumidores específicos, este tipo de publicidade pode ser uma boa ideia porque lhe permitirá visar os consumidores certos e obter a sua atenção no seu negócio.
2. Oferecer ofertas exclusivas
O marketing de SMS pode ser uma parte importante na sua estratégia de marketing para atrair mais clientes e obter vendas.
Os SMS podem oferecer aos clientes um incentivo com promoções exclusivas para os seus clientes.
Existem várias maneiras de explorar o potencial da SMS Marketing:
1) Oferecer cartões com descontos especiais na sua loja online.
2) Oferecer diferentes tipos de benefícios.
3) Conceder prémios a prospects, novos clientes ou incentivar o crescimento dos seus clientes atuais a comprar mais vezes.
4) Capacitar-se para melhorar as suas ferramentas de marketing digital.
5) Oferecer apresentações gratuitas sobre produtos e serviços com informação disponível através do ambiente digital.
6) Reduzir shipping cost e gerir o tempo de entrega para garantir que as coisas chegam conforme o período previsto.
3. Criar um concurso ou evento
A criação de um concurso ou evento é uma das estratégias mais populares no marketing SMS.
De facto, as campanhas de marketing por mensagens de texto têm demonstrado produzir resultados significativos.
Então, o que torna este tipo de campanha tão eficaz?
Em primeiro lugar, estes tipos de campanhas são altamente envolventes e encorajam os clientes a partilhar as suas opiniões com amigos e familiares.
Em segundo lugar, são rentáveis, pois permitem visar o seu público de forma mais precisa por áreas geográficas ou grupos etários específicos.
Finalmente, os concursos e eventos podem fornecer provas sociais que podem ser utilizadas para aumentar as conversões.
4. Educar e informar
Antes de iniciar a sua campanha, é necessário educar e informar o seu público-alvo sobre o que faz e, porque devem utilizar o seu serviço.
Isto irá ajudá-los a compreender o objectivo da campanha de marketing SMS e torná-los mais receptivos à mesma.
5. Demonstre o valor da sua marca ao realizar os seus envios de SMS
O aspeto mais importante do marketing com SMS é demonstrar o valor da sua marca.
Tal como faria com o marketing tradicional, deve investir na sua marca para garantir que esta atinja todo o seu potencial.
A identidade de uma marca é composta por vários elementos diferentes, todos eles trabalhando em conjunto para criar um todo coeso e reconhecível.
Os elementos mais importantes de uma identidade de marca são o nome, logótipo, paleta de cores, tipografia, e estilo visual geral.
Estes elementos devem ser cuidadosamente escolhidos para reflectir a imagem e personalidade desejadas da marca.
Após ter investido na sua marca, poderá fornecer um serviço ou produto exclusivo aos seus clientes a um preço razoável e obter um lucro adequado.
Por exemplo, se estiver a vender serviços premium a preços elevados, então poderá utilizar o marketing SMS como forma de chegar às pessoas que possam estar interessadas em comprar estes serviços, mas que não tenham acesso a Wi-Fi.
Para que a sua mensagem sobre o valor do seu negócio seja eficaz, ela tem de ser curta e pragmática. Quanto mais curto for o texto da mensagem, mais fácil é para os utilizadores digerirem a informação e agirem em conformidade. Uma (1) SMS é contabilizada em 160 caracteres. Pode enviar mais texto, a plataforma contabiliza como 2 ou mais.
6. Comunicar de forma fiável
Se a sua campanha é sensível ao tempo, seja consistente com a sua mensagem e o seu timing se quiser ser bem sucedido na sua campanha de marketing SMS.
Deverá ter sempre o mesmo timing, o mesmo tipo de conteúdo e o mesmo tom.
Se estiver constantemente a variar, as pessoas não serão capazes de se ligar ao que está a tentar dizer.
7. Envolvimento para enviar SMS
Uma das estratégias de marketing mais poderosas consiste em envolver os seus clientes no processo. Quando envolve os seus clientes, é mais provável que eles apoiem a sua marca e, por sua vez, comprem. Isto aumenta não só a satisfação do cliente, mas também a sua retenção.
Notas finais:
A plataforma de SMS da SMSonline.pt é uma poderosa ferramenta de marketing que permite às empresas alcançar o seu público alvo através de mensagens de texto.
A plataforma fornece uma vasta gama de funcionalidades que permitem às empresas criar e gerir as suas campanhas de mensagens de texto.
A SMSOnline.pt também oferece uma variedade de relatórios que as empresas podem utilizar para acompanhar o desempenho das suas campanhas.