Em fases de promoção as lojas online e físicas podem fazer lançamentos de produtos de inúmeras categorias e oferecer descontos atrativos através de SMS online.

É uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e potencializar o relacionamento com o público.

O sucesso do seu negócio: o consumidor.

Algumas sugestões que podem fazer uma grande diferença nos seus resultados.

É preciso estar atento nos direitos do consumidor, na comunicação, entre outros pontos fundamentais. Confira as dicas que separamos!

  1. Respeite os direitos dos consumidores
  2. Invista numa comunicação eficiente
  3. Ajude o cliente a realizar a compra
  4. Participe de causas sociais
  5. O consumidor 2.0
  6. Crie campanhas específicas da Semana do Consumidor

1. Respeite os direitos dos consumidores

Além dos descontos, um ponto de atenção fundamental é sempre respeitar os direitos do consumidor garantidos por lei. Lembrar o público dessas informações mostra que leva os clientes a sério e aumenta a credibilidade da marca.

Portanto, é importante respeitar os direitos dos consumidores e fazer de tudo para que a sua empresa os cumpra à risca.

  • Acesso às informações da empresa: contactos da empresa, política de privacidade, morada e telefone.
  • Direito de se arrepender da compra em até sete dias corridos, após o recebimento do produto, podendo ser devolvido à loja sem ônus se estiver em perfeito estado.
  • Rescisão de contrato caso o fornecedor não cumpra o prazo de entrega, com direito à restituição da quantia.
  • Direito à troca de produtos defeituosos no prazo de 90 dias, contados a partir do dia da compra.

2. Invista numa comunicação eficiente

Cuide da comunicação não só apenas para lembrar os clientes das ofertas disponíveis, mas também para informá-los sobre o que é a data.

Estude de maneira detalhada os canais mais utilizados pelo seu público de interesse e marque presença em cada um deles por meio de interações rápidas e eficazes.

Também vale mostrar-se disposto diante de algum problema, independentemente do estágio de negociação de venda.

3. Ajude o cliente a realizar a compra

Durante o processo de compra, os clientes podem levantar dúvidas que precisam ser respondidas pelo negócio. Conteúdo inteligente, vídeos para esclarecer dúvidas de produtos e dar dicas de como usá-los são práticas excelentes para ajudar o consumidor a realizar a compra.

Por exemplo: o Portal da Lu, do Magazine Luiza, ajuda aqueles que estão no processo de decisão da compra. Nesse espaço virtual, é possível conferir vídeos, fotos, textos e conversar com a personagem, que usa um tom pessoal em suas falas.

Também pode disponibilizar um FAQ abordando as dúvidas mais comuns da clientela. Se quiser algo mais dinâmico, vale utilizar chats automatizados para responder às perguntas mais frequentes antes da compra.

4. Participe de causas sociais

Se corresponder com o posicionamento da empresa, o negócio pode adotar uma causa social, durante um determinado espaço de tempo.

Além de ajudar a vida de algumas pessoas, o marketing social colabora para que os clientes percebam os outros valores e preocupações da marca. Isso também ajuda a criar laços com quem possui valores parecidos com os da empresa.

Pode trabalhar em causas sociais envolvendo saúde, meio ambiente, crianças, combate à fome, idosos, situações emergenciais (catástrofes) e educação.

5. O consumidor 2.0

O consumidor 2.0 é aquele que se informa antes de decidir, já que está atento ao bombardeio excessivo de informações e às opções disponíveis no mercado.
É importante filtrar tudo que chega até ele.

Os clientes mais modernos não querem publicidade sem sentido ou algo sem personalização e relevância. Eles querem algo mais próximo e que represente os seus valores.

É possível atender os consumidores 2.0 por meio de personalização de contacto, soluções personalizadas e atendimento diferenciado baseado nas necessidades de cada um.

6. Crie campanhas específicas da Semana do Consumidor

Criar campanhas específicas de marketing digital pode ser um diferencial para vender mais durante a Semana do Consumidor. O Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo.

Tanto o Google Ads como o Facebook Ads são grandes aliados para traçar algumas estratégias, como:

  • Focar nos produtos com mais potencial de vendas.
  • Testar anúncios com antecedência e descartar aqueles que não deram certo.
  • Criar campanhas que gerem leads antes da Semana do Consumidor, para depois enviar e-mails personalizados durante, ou antes da data.
  • Criar anúncios de retargeting, ou seja, direcionado para aquelas pessoas que visitaram um produto e não fizeram a compra.

Seguir essas dicas pode ser fundamental para vender mais e se aproximar do público durante a Semana do Consumidor.

Banner com fundo escuro e uma tela demonstrativa de mensagem de Trusted SMS