A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do penúltimo mês do ano e é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores.

Justamente pelo fato de que muitas pessoas esperam novembro para comprar eletrónicos e eletrodomésticos, há um aumento expressivo nas vendas de roupas, calçados, produtos desportivos, beleza e até mesmo de alimentos e bebidas.

Mas, como saber se a sua empresa está pronta para o dia da Black Friday?

Neste artigo pode analisar a maturidade da sua estratégia de marketing e vendas, saber se está no caminho certo e o que fazer para aproveitar as oportunidades deste período promocional.

A Black Friday

Apesar da pandemia do novo coronavírus, as vendas aumentaram 25% durante a Black Friday, comparativamente com o ano anterior.

Durante o período de isolamento social, o e-commerce ganhou novos consumidores.

Além da necessidade gerada pelo distanciamento, o período também influenciou no aumento da confiança da população em fazer pagamentos on-line.

Por outro lado, as lojas avançaram nas iniciativas de transformação digital para atender a novos consumidores.

Neste cenário, canais de comunicação como SMS Marketing e até mesmo o telefone serviram e servem como apoio para as empresas no suporte ao atendimento ao cliente.

É por tudo isso que a Black Friday promete ser a maior de todos os tempos.

É um momento de expectativa para retomada das atividades do comércio, independentemente do tamanho do negócio, de ser 100% digital, físico ou operar em formato híbrido.

Como preparar um e-commerce para a Black Friday?

O desempenho do e-commerce varia com a sazonalidade das datas comemorativas, e isso não é novidade.

Depois do Natal, a Black Friday, Cyber Monday é a que mais movimenta as vendas no comércio o-line.

O mundo vive um momento de intenso: quais hábitos serão mantidos com a volta das atividades presenciais e o avanço da vacinação contra a covid-19? Afinal, passamos a avaliar os riscos em todas as áreas de nossas vidas.

Uma pesquisa realizada pela Alli iN, Social Mainer e Cortex avaliou comportamentos e hábitos de consumo em 2020 e usou como base para uma projeção referente a 2021. Apesar de estarem mais conscientes, os consumidores seguirão comprando neste ano. Porém, há uma ressalva: se a tendência de valorização da boa experiência já era uma realidade, ela vem se consolidando. Isso porque 34% dos consumidores afirmaram que uma boa experiência de consumo é um fator decisivo para considerarem realizar compras futuras com determinada empresa.

Como a sua loja virtual está se preparando para isso? No início do texto, falamos que preparamos um Quiz sobre a Black Friday para analisar se a sua empresa está no caminho certo para aproveitar todas as oportunidades do período. Se você ainda não fez o teste, basta clicar aqui. Mas não se esqueça: caso precise de ajustes e otimizações na estratégia de Black Friday, a sua empresa pode contar com as soluções da Zenvia!

O que o consumidor espera das empresas?

É claro que toda loja física ou virtual quer fechar o ano com o fluxo de caixa positivo, quer vender mais, quer ser conhecida. No entanto, quem está no centro desta equação é o consumidor. Seja atendendo necessidades, indulgências ou entretenimento. No dia da Black Friday, todo mundo espera descontos agressivos.

Um estudo da MCC & Net mostrou que, em 2019, os consumidores, no dia da Black Friday, queriam: preço promocional (80%), 2 por 1 e similares (6%), frete grátis (4%), parcelamento sem juros (4%), cupons (2%) e melhor prazo de entrega (1%).

O curioso neste estudo é que por mais que apenas 1% dos entrevistados pedissem melhor prazo de entrega, uma pesquisa do Reclame Aqui apontou que o atraso na entrega dos produtos é o maior desafio no dia da Black Friday. Foram mais de 49,62% de reclamações.

Neste ponto, além de pensar na gestão do estoque, é importante manter uma comunicação transparente com os clientes e utilizar tecnologias que façam tracking de pedidos, oferecendo uma melhor experiência para o consumidor. Não se esqueça de que, para muitos, esse é o primeiro contato com a sua empresa.

Quais são as dicas para se preparar para a Black Friday 2021?

O primeiro passo é fazer um planejamento Black Friday, com estratégias de marketing e vendas, certo? Mas pensando nos Insights do Google para a data, experimente trocar ofertas de produtos por motivações de consumo:

  • ofereça os melhores achados – já pensou em criar stories com achados da sua marca de forma totalmente espontânea?
  • disponibilize a melhor oportunidade para uma escolha inteligente – qual é o maior diferencial da sua loja hoje?
  • viabilize o consumo – por que essa necessidade deve ser atendida em sua loja?

Não se esqueça de que os consumidores gastam bastante tempo pesquisando sobre produtos e lojas antes de comprar, mas também estão dispostos a comprar de uma loja virtual pela primeira vez. Coloque o seu diferencial como parte da estratégia de marketing e vendas, mas sem perder de vista os benefícios para o consumidor.

O que não perder de vista para o dia da Black Friday em 2021?

  • Os consumidores estão repensando o consumo. Não se esqueça de reforçar o propósito da sua empresa. Apoie causas que a sua loja, de fato, se identifica!
  • as ações e comunicações que as marcas tiveram durante a pandemia vão impactar no consumo da Black Friday 2021;
  • comunicação com clientes e prospects antes, durante e pós-Black Friday. Confira algumas dicas aqui e aqui;
  • a Black Friday engaja consumidores. Crie conteúdos relevantes e espere a sua audiência replicá-los ou fazer buzz marketing;
  • Não se esqueça de que nem tudo precisa ser muito sério: invista em memes, vídeos e desafios. Saia da caixa!

Espero que nossas dicas e o Quiz contribuam para que a sua loja virtual ou física se prepare para o dia da Black Friday. Você pode fazer o nosso teste e descobrir a maturidade da sua estratégia. Clique e confira!

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