Como criar uma lista de clientes para envio SMS

Pensar em SMS conversacional, além dos pedidos de orçamento ou de compra ou pedidos de informações, está normalmente dividido em 3 grandes áreas: transacional, promocional e instituicional.

  • Envia uma mensagem no aniversário dos seus clientes? Como vai captar esses dados?
  • E o atendimento ao cliente e os novos pedidos? Como é que o SMS pode ajudar a otimizar custos e tempo?

Como construir a confiança das pessoas que visitam os seus ativos digitais?

Concentre-se na qualidade e não na quantidade.
Usar integrações e segmentação para enviar mensagens de texto às pessoas com base no comportamento delas com a sua marca é importante porque todos leem todas as mensagens.

Tratar SMS como email é um caminho rápido para cancelar a inscrição e perder a confiança.
A frequência de envio, o nº de caracteres e horários são completamente diferentes.

1. Crie a sua lista para envio de SMS e tenha opções compatíveis.

A primeira parte da sua estratégia para enviar SMS é criar a sua base de dados, com formulários adqueadas e em cumprimento como regulamento geral da proteção de dados.

Uma coisa importante é que a criação de uma lista de SMS é semelhante à criação de uma lista de email, mas o objetivo e a cadência da comunicação são muito diferentes.

Lembre-se que o SMS é um canal mais íntimo, a gestão da segmentação da lista é incrivelmente importante.
As pessoas vão ler os textos. Portanto, é extremamente importante enviar o seu conteúdo para o grupo certo de inscritos.

2. Pós-compra no SMS Marketing

Algumas etapas para considerar a captação de números de telefone para futuros envios de SMS:

Solicite que o cliente se inscreva nas atualizações de marketing da sua newsletter (caso consiga fazer);

Explique que o cliente vai receber mensagens de texto de acordo, o que significa que concorda em receber mensagens de marketing recorrentes e automatizadas para o telefone do consumidor; (

A área de check-out é uma boa oportunidade para recolher o telefone, com o argumento de quem “em caso de necessidade” pode precisar do contacto.

Deve inserir um checkbox, com a mensagem “Concordo em receber mensagens de texto automatizadas recorrentes no número de telefone fornecido.”

O consentimento não é uma condição para compra, mas se o cliente aceitar, será uma mais valia.

2. Cria a sua base de dados de SMS através do seu email

Pode criar a sua lista de SMS através da sua lista de email já existente.

Procure uma recompensa digital, para permitir que as pessoas se inscrevam se estiverem interessadas no ebook, checklist, vídeo-aula, e em troca têm que ceder o nº de telefone.

Seja claro, tanto na visibilidade dessa opção, quanto no que vai enviar às pessoas como a oferta digital.

3. Tenha um Pop-up para captar o SMS

Tem uma página de destino ou uma promoção específica no blog?

Ativar uma janela promocional, como um pop-up podem muito importante, nomeadamente se fôr personalizados para páginas específicas e também para ofertas.

Por exemplo, ter um pop-up numa página do produto para obter um desconto desse produto em específico.
Para o utilizador ter acesso, tem que necessáriamente deixar o número de telefone e concordar com os termos e condições.

4. Clique para inserir as opções de texto.


Agora, sabemos que os profissionais de marketing on-line têm cerca de 3 segundos para prender a atenção de alguém e incentivá-lo a tomar uma ação. Isso torna a conveniência e facilitar o nome do jogo ao aumentar o número de inscrições e o envolvimento .

É aqui que entram as opções de clique para texto. Esses tipos de opções de marketing por SMS requerem apenas dois toques, como no exemplo acima.

Ou, talvez melhor, pode dizer aos clientes em potencial e existentes que enviem uma palavra-chave para um determinado número.

Exemplo de texto em palavra-chave para comércio eletrônico

usar esse CTA nas mídias sociais, em e-mails, em seu site, em malas diretas, no TikTok –– onde quiser.

Em geral, seus KPIs para marketing por SMS são semelhantes ao emai P. medir taxas de abertura, taxas de cliques e cancelamentos. Há uma grande diferença aqui, no entanto.  deve definir metas para taxas de abertura e taxas de cliques muito mais altas do que no email marketing.

“Suas taxas de abertura precisam chegar a 40% se tiver um conteúdo docete”, diz Dennis Yu, CEO da BlitzMetrics .

Os KPIs adicionais a serem observados são Receita e EPR, ou ganhos por destinatário. Essas informações ajudarão a prever melhor o crescimento da receita e o impacto desse canal, o que, por sua vez, ajudará  a criar um caso de maior investimento nele à medida que cresce.

“Se está em cima do muro sobre o SMS, medir o retorno do investimento e as taxas de engajamento o convencerá da eficácia do canal”, diz Andrew Capland, chefe de crescimento da Postscript .

Gerenciando e respeitando as desativações.


Semelhante ao email marketing,  terá pessoas que não querem mais fazer parte do seu canal de marketing por SMS. Tudo bem e verifique se, a partir do momento em que eles informam isso, eles não recebem mais informações por SMS. Isso faz parte da conformidade de marketing do SMS.

Dito isto, plataformas como o Postscript tornam isso incrivelmente fácil para os profissionais de marketing por meio da automação de exclusão. Assim que alguém enviar STOP para sua conta, ele não receberá mais suas mensagens SMS.

De fato, mesmo se alguém enviar uma mensagem para qualquer uma das variantes abaixo da palavra STOP, ela será cancelada. Elas são conhecidas como desativações “difusas” e ferramentas como o Postscript cuidam delas imediatamente.

Palavras-chave de desativação difusa
PARE
stop
fim
Cancelar subscrição
cancelar
retira-me
me remova
Stop 🛑
Por favor remova. Obrigado.

O objetivo com uma boa estratégia de marketing, incluindo uma estratégia de marketing por SMS, é usar boa tecnologia
As boas ferramentas de automação de marketing por SMS permitem acionar mensagens com base em eventos, ter receitas e fluxos de trabalho pré-criados e sincronizar todos os dados e atividades na única fonte de verdade que já está usando.

Há uma das três maneiras pelas quais as marcas podem seguir ao integrar e automatizar suas estratégias e fluxos de marketing por SMS.

1. Totalmente personalizado.
Uma configuração de marketing por SMS totalmente personalizada é o que Vaynerchuk usou para o WineText. Na verdade, é isso que a maioria das marcas usou apenas alguns anos atrás, porque não havia nenhuma ferramenta de SMS para usar.

Cria uma ferramenta SMS personalizada usando uma API do Twilio ou da AWS. Por ser totalmente personalizada, essa opção vem com muito trabalho em sua equipe de desenvolvimento. Nada é pré-construído (sem automações, por exemplo).

Quando essa opção faria sentido? Não é frequente – se estiver usando uma pilha de tecnologia totalmente personalizada e precisar de personalizações incrivelmente exclusivas de automação e integração de dados, essa opção poderá ser sua. Certifique-se de analisar isso com sua equipe de desenvolvimento ou sua agência de desenvolvimento. O custo disso pode aumentar rapidamente, e deve seguir vários testes de controle de qualidade para garantir que funcione da maneira que pretende.

2. Soluções de mensagens em massa.
As primeiras soluções de marketing por SMS a chegar ao mercado foram exatamente isso: amplas soluções de mensagens em massa. Eles tiraram a necessidade de compilações personalizadas, dando às marcas a capacidade de não ter que começar do zero.

Mas essas soluções nem sempre vêm com integrações nos back-ends de comércio eletrônico, nem com as automações especificamente para as necessidades de comércio eletrônico. Em vez disso, muitos deles foram criados especificamente para negócios B2B.

Alguns exemplos de ferramentas de mensagens em massa para chegar ao mercado são o BulkSMS e o SendHub .

3. Plataforma de automação de marketing por SMS para comércio eletrônico.
As plataformas de automação de marketing por SMS para comércio eletrônico são literalmente criadas para marcas de comércio eletrônico. Eles têm automações pré-construídas especificamente para as necessidades da marca de comércio eletrônico, priorizam a conformidade para que os profissionais de marketing da marca não precisem se aprofundar no trabalho técnico e geralmente são criados como soluções SaaS, o que significa que qualquer atualização feita na plataforma pode ser usada por todas as marcas que usam a ferramenta.

Como o envio de SMS Marketing pode escalar facilmente, pagar uma baixa taxa mensal e obter todos os benefícios de uma solução criada especificamente para que você não precise recriar a roda.