O número de utilizadores de smartphones cresce a cada dia, e em Portugal existem 6,9 milhões, Brasil 72 milhões, e Angola 14 milhões, utilizam diariamente o smartphone para acessar a internet.
Investir em mobile marketing é essencial para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso nos dias atuais.
O SMS Marketing é uma importante ferramenta para potenciar as vendas das empresas. Confira algumas dicas para enviar sms a custos reduzidos e ter mais impacto.
1. Segmentação
Ao conhecer o comportamento da audiência, a sua empresa tem oportunidade de criar anúncios alinhados com a realidade do público que deseja atingir, aumentando a oportunidade de interação e conversão.
2. Personalização
Com a tecnologia oferecida pelos serviços da SMS Marketing, é possível personalizar o envio de campanhas com o nome o cliente, entre outros dados possíveis.
Um relacionamento personalizado com os seus clientes impacta de forma significativa, aumentando a conversão em vendas.
3. Interação
Além de criar campanhas publicitárias eficientes para atingir o público alvo, os serviços que permitem interação com o cliente, como votações, chats, são uma grande oportunidade de interagir com o consumidor de forma ativa, construindo um relacionamento assertivo com os seus clientes.
4. Relacionamento
Ao personalizar a sua campanha e oferecer funcionalidades personalizadas para cada cliente, a sua marca torna-se relevante no dia-a-dia do consumidor, influenciando o momento de decisão de compra e indicação para amigos e família.
SMS e a segmentação no marketing
O marketing via sms possibilita uma comunicação rápida, objetiva e de baixo custo, independente do modelo ou tecnologia do telefone móvel. Além disso, tem maior índice de entrega e leitura do que outras formas de comunicação.
Direcionar corretamente o seu produto ou serviço para o público-alvo é tão importante quanto enviar comunicação clara e relevante.
O SMS (Short Message Service) marketing é uma estratégia de marketing extremamente eficaz, permitindo enviar mensagens de texto em massa para comunicar com os seus clientes.
Confira as 9 dicas dos tempos modernos para envio de SMS Marketing
1. Ortografia, caracteres
O remetente de uma SMS pode ser personalizado com o nome da marca, até um limite de 11 caracteres.
O corpo da mensagem, pode ter vários caracteres, mas 1 sms é contabilizada como tendo 160 caracteres.
Escrever bem é um dos fatores essenciais no marketing, e a realidade mostra uma grande maioria das mensagens enviadas vão com erros ortográficos, seja pela urgência no envio, seja pela desatenção.
Pelo dos envios de mensagens em texto, serem caracterizados por serem enviados em massa, não queremos criar uma má impressão para toda a nossa audiência.
Tenha em mente que se a mensagem enviada não estiver bem escrita, os clientes simplesmente não vão credibilizar o conteúdo.
Já deve ter recebido alguma mensagem “parabéns, acabas de ganhar” um prémio incrível que nunca concorreu, certo?
É possível identificar alguns golpes apenas pela ortografia: as mensagens costumam estar muito mal escritas na maioria dos casos.
2. Envie SMS apenas em horários comerciais
Se acordar um cliente às 6:35 no fim de semana, pode ter certeza que não vai conseguir um consumidor, e sim um inimigo.
Não importa o quão imperdível seja a proposta oferecida na sua mensagem: O seu cliente estará de mau-humor por ter sido incomodado com o aviso em horário inoportuno e nem sequer vai prestar atenção.
Envie SMS somente nos horários apropriados, sendo recomendado enviar às terças, quartas e quintas, nos horários 10h, 12h,16h e 21h.
O sucesso das suas campanhas está amplamente relacionado com a idade e característica da sua audiência, por isso o horário pode ter impacto, mas saber reconhecer o melhor horário é fundamental para obter sucesso, em todas as plataformas.
3. Não faça SPAM com o envio de SMS
Lembre-se que o objetivo é chamar atenção para algum produto ou serviço da sua empresa, e ter cuidado para não tornar as suas atividades de comunicação inconvenientes.
Evite captar base de dados sem o consentimento explicito e inequívoco das pessoas, respeitando o Regulamento da Proteção de Dados.
A falta de cumprimento, pode levar a multas pesadas das entidades supervisoras do Estado, bem como ao bloqueio do número da empresa.
4. Incentive uma ação do consumidor dentro de um prazo de validade
Tem por hábito adiar uma tarefa, até não poder mais? É normal, e o seu cliente também faz isso. A procrastinação é um mal que atinge grande parte da população.
Assim sendo, estabelecer um prazo de validade é importante para criar urgência, e tornar mais célere a ação que precisa que seja feita.
5. Seja objetivo no propósito da SMS
Por motivos óbvios, resumir é fundamental quando se trata de elaborar campanhas em SMS.
Tem poucos caracteres para transmitir uma ideia, portanto faça muito bom uso deles. Não “floreie” muito, e passe logo a mensagem que deseja passar ao cliente.
6. Supervisione as taxas de cancelamento e crescimento de assinantes
Nunca saberá o que está errado (ou certo) se não acompanhar os resultados das suas estratégias de marketing.
É fundamental supervisionar as taxas de cancelamento e crescimento dos seus assinantes de acordo com as mensagens enviadas.
Por outro lado, mensagens que não gerem retorno ou causem até mesmo impacto negativo, devem ser reduzidas ou eliminadas da sua estratégia.
Lembre-se que é apenas supervisionando o seu sucesso (ou fracasso) que podes tomar as decisões mais certas na sua estratégia empresarial.
7. Respeite a vontade (e principalmente a falta de vontade) do cliente
Se o seu cliente não deseja receber SMS, simplesmente não insista. Essa insistência em mandar mensagens indesejadas pode afastá-lo ainda mais da motivação de compra.
A sua marca acaba por perder o respeito e a consideração quando começa a tornar-se impertinente. O Marketing de Permissão é extremamente importante.
Ser desagradável e insistente definitivamente não é uma boa estratégia.
9. Estimule a fidelidade do seu cliente
Um negócio de sucesso envolve não apenas conseguir clientes, mas mantê-los. E a segunda parte, sem dúvida, é a mais difícil.
Por isso tenha um diferencial dos concorrentes, e ofereça alguma vantagem, para estimular o consumo.
O SMS Marketing tem elevadas taxas de abertura, 98%, tem custos reduzidos, quando comparado com os canais tradicionais, e um Retorno de Investimento significativo Alto ROI.
Com o crescimento do E-Commerce o envio de SMS disparou para credibilizar os avisos e respetivas mensagens de compra. O sucesso das comunicações móveis estão associadas à permanência das pessoas ligadas aos smartphones, e o tempo vai continuar a aumentar seja no acesso aos conteúdos da internet, jogos ou preferência nas compras através do dispositivo na palma da mão.